Produtos

Limpeza e Manutenção de Cilindros Anilox

Para a aplicação de tintas, adesivos e vernizes nos processos de fabricação de embalagens flexíveis, geralmente, são utilizados cilindros dosadores que tem a superfície micro perfurada. Estes cilindros entram em contato com a tinta, adesivo ou verniz e os micro furos são então preenchidos, para que, com a força centrífuga promovida pelo movimento cíclico do cilindro, os materiais migrem dos micro furos ou células para o substrato ao qual se deseja aplicar.

Fatores como a condição em que o material a ser transferido se encontra em termos de viscosidade/secatividade; a relação dimensional de recepção do material no substrato; uso dos recursos de bateção em equipamentos impressores; tempo de trabalho; entre outros, podem fazer com que tintas, adesivos e vernizes nem sempre migrem na totalidade para o substrato, acumulando no fundo das células do cilindro.

Este acúmulo diminui a capacidade volumétrica das células, o que compromete a transferência ao substrato e, conseqüentemente, o resultado da aplicação do material. No caso das tintas, a tendência é de as cores perderem os padrões tonais ficando cada vez mais claras, fazendo com que o operador da máquina tenha que tomar providências paliativas que podem ser bastante prejudiciais ao resultado final de produtividade. Por exemplo, aplicar mais pressão sobre as lâminas raspadoras de forma a comprometer a qualidade da raspagem deixando que aumente a camada de tinta sobre o cilindro, compensando a falta de tinta nas células. Porém, há um desgaste muito maior e extremamente não recomendável nas lâminas, pois aumenta muito o risco de danificar a superfície do cilindro, além do desperdício de tinta e a sobrecarga no clichê e fita dupla-face, no caso da Flexografia.

Para evitar que este entupimento e todas suas conseqüências aconteçam no seu processo de aplicação de tintas, adesivos e vernizes é necessário fazer limpezas periódicas nos cilindros e, de tempo em tempo, uma limpeza profunda. Dessa forma, a capacidade volumétrica do cilindro, definida de acordo com padrões de muita precisão, se manterá íntegra por todas as vezes nas quais o cilindro for usado, garantindo os resultados e eliminando medidas paliativas prejudiciais a produtividade do processo.

Há anos fornecendo materiais de primeira linha para o mercado flexográfico, em 2007 a SOLÉFLEX firmou parceria com a empresa francesa RECYL, trazendo ao mercado brasileiro excelentes materiais para limpeza e manutenção de cilindros dosadores de tintas, adesivos e vernizes.

Importados e distribuídos com exclusividade em todo o território nacional, os produtos Soléflex Clean 2000 e Soléflex Cobra levam a marca SOLÉFLEX numa associação de marcas com a RECYL. Os materiais têm qualidade sem precedentes ou similares no mercado nacional e juntos formam o Programa para Limpeza e Manutenção de Cilindros. As limpezas periódicas ficam por conta do produto Soléflex Clean 2000, e as limpezas profundas menos freqüentes por conta do produto Soléflex Cobra.

E para limpeza ecológica sem uso de produtos químicos pesados há a opção do produto Enpurex..

Veja maiores detalhes sobre o produto e sua aplicação nos links: